(51) 3086 0244

Informativo

Dr. Rafael Netto participou de debate sobre os diversos aspectos da reconstrução mamária durante o 1º RECON, em Belo Horizonte

O Doutor Rafael Netto esteve presente no 1º RECON – Simpósio Nacional de Reconstrução Mamária, realizado nos dias 16 e 17 de maio de 2014, em Belo Horizonte, no qual oncologistas, cirurgiões plásticos, geneticistas, mastologistas e radiologistas debateram os vários aspectos da reconstrução mamária, como tratamentos, avanços, políticas públicas e modelos multidisciplinares.

Na visão dos participantes do evento, as sequelas temporárias relativas aos tratamentos radioterápicos e quimioterápicos são problemas que merecem cuidados especiais dos médicos que compõem a equipe multidisciplinar que trata a doença. A integração das especialidades traz benefícios, porque a decisão compartilhada soma conhecimento e experiências.

Os avanços nas áreas da oncologia clínica, na medicação e na radioterapia foram apresentados por estudiosos das áreas.

Medicações novas já testam o bloqueio tumoral. Na quimioterapia há, inclusive, uma previsão de queda em sua utilização nos próximos anos. A radioterapia, que os especialistas da área definem como aliada da cura mas inimiga da cirurgia plástica, é considerada o “calcanhar de Aquiles” no tratamento. O foco deve ser como minimizar os efeitos e priorizar o paciente.

Radioterapia e reconstrução precisam ter condutas individualizadas e, mais uma vez, a ênfase é na soma das parcerias das especialidades. Ela minimiza as intercorrências na busca da excelência para o melhor tratamento possível.

Cirurgiões plásticos e mastologistas são unânimes em enfatizar que os centros de tratamento das doenças de mama públicos, suplementares e particulares têm que realizar uma abordagem multidisciplinar e ter os serviços integrados. A informação e conscientização são primordiais.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional Minas Gerais

Leia mais informativos